Encaminhar o currículo para alessandra.domingues@pqcorp.com
Indústria química multinacional americana de grande porte, presente em diversos países, fabricante de sílicas e sílicatos.
Analista de controladoria
Atribuições da função
1. Responsável pelos processos do SAP relacionados a custos e estoques, tais como: criação de novos códigos de materiais, alteração nas formulações dos produtos, processos de subcontratação, etc;
2. Gestão dos estoques da empresa, através de acompanhamento de inventários físicos, apuração e registro dos documentos de inventários no SAP, elaboração do Aging-list de estoques, manutenção da provisão de materiais obsoletos, etc;
3. Controle do Ativo fixo e análise da movimentação no mapa de imobilizado (adições e baixas), cálculo das depreciações e contabilização no SAP, criação de ordens internas, capitalização de projetos encerrados, elaboração dos relatórios de gastos de capital e report mensal aos gerentes das plantas, atualização e report do relatório Capital Spending.
4. Elaboração do custo Standard mensal , conforme estimativas da área de compras e últimas notas fiscais de entrada, análise das variações de custos e imput das informações no SAP. Execução do Material Ledger para obtenção dos custos reais de todos os materiais e produtos acabados. Análise dos custos variáveis, Margem de contribuição e Resultado Ebitda do mês.
5. Análise dos custos fixos por conta e centros de custos, explicação das principais variações real x orçado, controle do Cut-off de despesas com suas respectivas adições e baixas mensalmente. Apuração do Cut-off de vendas trimestralmente. Análise das prestações de contas, fundos fixos, etc.
6. Lançamentos contábeis manuais (reclassificações, apropriações do mês, provisões, ajustes, etc).
7. Elaboração de relatórios diversos após o fechamento contábil, (Fixed Costs, Report, Resultados, Sales Variance, Ebitda comments, Custos variáveis, Apoio Template, Custos fixos por gestor com farol de análise, etc).
8. Conciliação das contas patrimoniais, composição dos saldos contábeis e arquivo de toda documentação suporte (formalização do processo).
9. Contribuição no processo orçamentário através do levantamento de informações para a previsão dos custos fixos, variáveis, vendas, imput das informações no sistema e suporte em todas as demais rotinas pertinentes ao orçamento.
10. Organização e formalização dos processos SOX e atendimento às solicitações da auditoria periodicamente.
Requisitos
Bacharel em Ciências Contábeis ou Equivalente
Princípios básicos de contabilidade
Word, Excel, Power Point, Acess, Internet Explorer, etc.
Apuração do Custo Fiscal, conhecimentos de custos STD e médio; Custo Fixo x Custo Variável
Técnicas de Negociação
Técnicas de Apresentação de relatórios
Cálculo de Juros, VPL, Desconto, etc.
Consolidação de Balanços / Análise de Balanços / Fechamentos Contábil / Procedimentos de Controle
Conhecimento das metodologias (VPL, TIR, Fluxo de Caixa descontado, etc.) utilizados em análises econômicos-financeiras
Avaliação de resultados por unidade de negócio / Estruturação dos relatórios / Análise das Demonstrações Contábeis / conceito de margem de contribuição
Conhecimento no planejamento e execução do processo orçamentário
Controle do Ativo por projeto
Outras informações
Local de trabalho: Barra Funda
Benefícios: VT, VR, Ass. Médica, Ass. Odontológica, PPR, Previdência Privada
Horário de trabalho: De Seg. a Sex das 08h as 17h