A Dor é inevitável, o Sofrimento é opcional.
Carlos Drummond de Andrade
Nas empresas, escolas, e até na imprensa tem se falado e valorizado muito as pessoas resilientes. Ou seja, a Resiliência vem sendo praticada no desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Mas afinal o que é ser Resiliente ou ter Resiliência?.
A palavra Resiliência vem do latim RESILIO, que significa “voltar ao normal”.
A psicologia denomina o termo Resiliência como uma capacidade que certas pessoas têm de sofrer fortes pressões ou situações de grande estresse e não quebrar-se emocionalmente. Ser resiliente é uma qualidade e precisa de atitude para enfrentar as pressões e adversidades do cotidiano.
O profissional resiliente não aceita o medo, a tristeza e a raiva. Estes são sentimentos que paralisam a pessoa, impossibilitando-a a uma retomada de ação. Os resilientes são capazes de vencer as dificuldades e os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam. Pode ser desde a morte de alguém muito querido, um desemprego inesperado, a separação dos pais, a repetência na escola ou uma catástrofe.
Você está se vendo no espelho? Lembrou-se de alguma situação em que agiu como um resiliente e não sabia que possuía esta qualidade? Acredito que todos nós, em vários momentos de nossas vidas, querendo ou não, precisamos ser resilientes para poder sobreviver.
Focando um pouco no mercado corporativo, diferentemente do que muitos imaginam, o estresse hoje vem sendo analisado nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho, estando presente nos mais distintos níveis hierárquicos, intensificando-se na medida em que aumentam as cobranças, pressões, etc. O mercado procura profissionais que saibam trabalhar sob pressão, pois possuem flexibilidade para moldarem-se a cada situação de obstáculo e desafio. Quanto mais resiliente, maior será o seu desenvolvimento pessoal. Isso o torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresentem maior grau de tensão.
Em algumas empresas vem sendo considerada uma competência importante a ser desenvolvida, deixando de lado um pouco o tema Liderança (tão falado anteriormente).
As mulheres têm um melhor preparo cognitivo, afetivo e comportamental para lidar com as adversidades em seus diversos papéis (mãe, filha, avó, esposa, amante, profissional, etc.).
Como diz uma grande amiga, ser Resiliente ou ter Resiliência é uma arte – a arte de enfrentar as dificuldades, levantar a poeira e dar a volta por cima. Mas vou dizer uma coisa, não é nada fácil praticá-la. Precisa-se de muita Competência, Coragem, Persistência e principalmente Alegria de Viver.
Livros abordando o assunto Resiliência
Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas
Aldo Melilo e Elbio Nestor Suárez Ojeda
A exclusão e a pobreza que se estendem sem limite nos países desfavorecidos, normalmente se somam a situações de risco decorrentes da enfermidade, da prisão, da deterioração pessoal, familiar e social, resultando em um quadro desolador. Contudo, há crianças, adolescentes e adultos que são capazes de sobreviver, superar as adversidades e, mais ainda, sair fortalecidos delas. Essa capacidade é conhecida como ´resiliência’.
Resiliência - A transformação como ferramenta para construir empresas de valor
Eduardo Carmello
Neste livro, o consultor organizacional Eduardo Carmello mostra que qualquer tipo de mudança, por mais difícil que seja, pode tornar-se um impulso evolutivo para que nos definamos, orientemos e tracemos nossos reais objetivos.
Sobreviver: Instinto de Vencedor – Os 12 Portais da Resiliência e a Personalidade dos Sobreviventes
Claudia Riecken
SobreViver trata dos 12 Portais da Resiliência. Cada portal representa uma passagem obrigatória de vitória pessoal, uma espécie de passagem secreta individual, que levará o leitor a um próximo degrau de evolução e desenvolvimento satisfatório. É a superação de obstáculos e de inevitáveis dores que a vida traz, a superação de si próprio, melhor do que o possível ...
Resiliência - Como superar pressões e adversidades no trabalho
Ricardo Piovan
“Devido a sua capacidade de superação, as pessoas resilientes alcançam feitos extraordinários que muitas vezes as colocam em evidência”, explica o autor.
Íntima Desordem
Mara Gabrilli
Uma versão intimista de Mara Gabrilli, vereadora paulistana, o livro traz relatos do cotidiano e reflexões improváveis de uma pessoa nada comum, pioneira em vários momentos: foi a primeira mulher tetraplégica a posar para um ensaio sensual, na revista-irmã da TPM, a Trip, em 2000, a primeira vereadora tetraplégica da capital, primeira ocupante da Secretaria da Pessoa com Deficiência, criada em São Paulo em 2005, a primeira cadeirante para fazer propaganda de lingerie, entre outros.
Publicado originalmente no portal Plena Mulher pela colunista Marlene Baldin
www.plenamulher.com.br
Link: http://www.plenamulher.com.br/colunas.asp?ID_COLUNA=101&ID_COLUNISTA=37
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.