23 de novembro de 2009

A mulher madura e o mercado de trabalho

A mulher madura e o mercado de trabalho

A mulher vem conquistando o mercado de trabalho com muita garra nos últimos anos. Mas, para isto, muitas vezes teve que abrir mão da família e adiar (ou até mesmo desistir) do sonho de filhos.

A partir desse comportamento, a disponibilidade para o mercado de trabalho aumentou consideravelmente nos últimos anos, pois essa mulher já não precisa mais “cuidar da casa ou dos filhos” e se prepara com antecedência (formação, conhecimento, experiências, atualizações, network), deixando seus objetivos pessoais para mais tarde, quando já está mais segura.

Pesquisas do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que dobrou a inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro nos últimos 20 anos em virtude principalmente do aumento do nível de instrução da população feminina. Entretanto, infelizmente algumas empresas ainda consideram a contratação de Mulheres como “diversidade”. Pasmem: segundo o Dicionário Aurélio, Diversidade = diferença, dessemelhança, variedade.

Estudos mostram que para conseguir um cargo executivo, a mulher enfrenta vários obstáculos: preconceito (a tal da ‘diversidade’), falta de oportunidades, de credibilidade e de apoio familiar, de tempo para se aperfeiçoar, etc, além da principal barreira que é a concorrência na contratação de homens.

Quando se fala de mulheres maduras disponíveis no mercado (apesar de muitas terem grande experiência profissional), as chances de contratação ficam bem menores. Por conta disto, o que temos visto no mercado de trabalho são mulheres experientes, maduras e extremamente competentes se aventurando como consultoras independentes e atuando com muita propriedade. Garra e persistência são palavras que acompanham a mulher corporativa ou empreendedora.

Uma vez, durante um curso de direção defensiva, o instrutor comentou sobre a importância de dirigir com o farol aceso (mesmo durante o dia) para ‘ser visto’ e o quanto isto só traz segurança. Comecei a perceber que depois que adotei esta recomendação, os demais motoristas passaram a me respeitar mais em ultrapassagens e outras situações de perigo. É como se dissesse: - Ei! Estou aqui! Está me vendo?

Você deve estar se perguntando o que isto tem a ver com o tema em questão? Tem tudo a ver! Não adianta esperar as oportunidades caírem do céu. O importante é ser vista. Mostre-se, faça muito network, participe de grupos internos e externos de sua área de atuação, e confie sempre no seu potencial, conhecimento, qualificação, iniciativa, habilidades, competência e espírito de liderança, pois estas características contam no momento da escolha de um profissional mais “experiente”. Ah... e procure, durante sua carreira profissional, ser uma líder inspiradora.

Desculpe-me o autor da frase, pois não me lembro quem escreveu, mas li e assino embaixo o seguinte:

Mulheres Maduras não são as que carregam rugas da idade, mas sim, aquelas que, apesar do tempo, não possuem rugas na alma. Madurar é Encantar.

Autor: Marlene Baldin - email: marlebaldin@yahoo.com.br
Fonte: http://www.plenamulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.